terça-feira, 21 de julho de 2009

Telemóvel




A Designação

A palavra telemóvel é uma simplificação de "telefone móvel". Este termo surge quando o sistema de telefonia móvel apareceu em Portugal, finais dos anos 80, pela mão dos CTT/TLP (operador único de telecomunicações, na altura), que baptizaram este serviço (assente na tecnologia analógica AMPS) de "Serviço Telemóvel". O termo ganhou popularidade quando a segunda geração apareceu em Portugal em 1992: isto porque os CTT/TLP decidiram autonomizar os serviços de telefonia móvel criando a TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., que iria utilizar o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço.




A História

O telemóvel, hoje em dia, é considerado um objecto muito útil e indispensável… No entanto, para que isso fosse possível, houve uma série de etapas ultrapassadas, nomeadamente pelo seu inventor Martin Cooper (que era director de projecto na Motorola). A ideia surgiu em 1947.
Recorrendo a pequenas células Martin Cooper descobriu que poderia aumentar a capacidade de comércio dos telemóveis. No entanto, nessa altura, ainda não existia a técnica para alargar o comércio de conversação, uma vez que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida.
Foi então, em 1968 que surgiu a possibilidade da existência de uma rede de comunicações móveis mais avançada.
Em 1973, criou-se o primeiro telemóvel, quando a Motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis. O registo do primeiro telemóvel foi feito por Martin Cooper, em 1975, ano em que o considerado “pai do telemóvel” registou a sua patente de radiotelefone.
A primeira chamada feita de um telemóvel foi feita a 3 de Abril de 1973. Completando, assim, a 3 de Abril de 2003, 30 anos que o engenheiro Martin Cooper causou furor em Manhattam. Muitos nova – iorquinos pararam, boquiabertos porque viram um homem a falar ao telemóvel na rua. Foi a primeira chamada feita de um telemóvel de que há registo. Um momento que acabaria por mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.







A evolução do telemóvel

Na segunda geração de telemóveis, o sistema GSM (Sistema Global para comunicações móveis) passou a desempenhar um papel muito valorizado, possibilitando a melhoria das comunicações móveis.
Este sistema veio permitir uma melhor qualidade nas comunicações, surgindo assim a hipótese de utilizar o roaming internacional. Isto é, a possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro.
A popularidade do GSM continuou a acentuar-se em 1998, com a existência de 100 milhões de subscritores, 5 milhões de novos utilizadores por mês, 120 países envolvidos, com 300 operadores e com uma percentagem de 60 % de telemóveis digitais com GSM. Com o passar dos anos, o simples acto de usar telemóvel deixou de ser um factor decisivo em termos de importância social pois por todo o mundo multiplicam-se as marcas e os modelos de telemóveis, isto porque, entre cada modelo as diferenças são muito grandes.
AS características, o formato, o tamanho e o peso são factores determinantes para associar os utilizadores a determinados estilos de vida.
O telemóvel não é apenas usado para conversas telefónicas tradicionais, mas também já há a capacidade de receber e enviar e-mails, ou faxes e aceder à Internet a partir de um simples aparelho. Então, os telemóveis estão cada vez mais, relacionados aos computadores, contribuindo todas estas características para a natural afluência das telecomunicações.
Como referimos anteriormente, o telemóvel permitiu-nos aceder a inúmeros serviços como por exemplo o sms e a mms…







SMS

O SMS considerado como o serviço de mensagens curtas, é uma função que permite aos utilizadores de telemóveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto – até 160 caracteres por mensagem que podem conter letras, números, símbolos ou uma combinação destes.




MMS

O MMS (Multimédia Messaging Service) é a capacidade de enviar e receber mensagens multimédia. Este serviço permite aos utilizadores de terminais equipados com MMS o envio de uma combinação de imagem, texto, áudio e vídeo numa única mensagem, que pode ser totalmente personalizada.




Utilidade

Quando lançado ainda na tecnologia analógica, o telemóvel era somente usado para falar. Hoje em dia este aparelho já é usado para enviar sms, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar ou ouvir músicas… No entanto, nos últimos anos principalmente no Japão e na Europa, o telemóvel tem ganho serviços surpreendentes, que até então não eram disponíveis em aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados que vão desde ler e-mails a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.






Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

■ Comunicação em tempo real, com possibilidade de visualizar imagens, sem estar pendente de fios.

■ Estar comunicável 24 horas por dia em qualquer sítio.

■ Possibilidade de ter acesso a uma gama de serviços, que vão desde a consulta do saldo bancário, visualizar imagens e saber as últimas do futebol.

■ …

Desvantagens:

■ Ser interrompido, em diversas situações pelo seu toque ou curiosidade em saber quem chama.

■ Quebrar o diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel.

■ A saúde, já que existem estudos em que provam que o uso do telemóvel é prejudicial à saúde.

■ O desrespeito pelas pessoas que evitam este meio de comunicação, e não são obrigadas a ser “bombardeadas” com este tipo de radiações.
Elaborado por: Andreia Bastos e Liliana Pinho

4 comentários: